Aviso Soul Gothic


Novidades



The Verve espera reaver direitos sobre “Bitter Sweet Symphony”

The Verve
Data: 27/11/2018

Os britânicos do The Verve lançaram em junho de 1997 o single “Bitter Sweet Symphony”, que integrou seu terceiro álbum “Urban Myths”, o mais famoso da banda. A música foi baseada num trecho da Andrew Oldham Orchestra para a música dos Rolling Stones, “The Last Time”, de 1965. O acordo era usar um número de notas e acordes, mas como, supostamente, o Verve utilizou um trecho maior, rolou um processo.

O empresário Allen Klein e sua empresa ABKCO Music & Records, Inc. (que detém os direitos sobre o catálogo antigo dos Stones) conseguiu na justiça que a música tivesse Mick Jagger e Keith Richards creditados como cocompositores e pela acusação de quebra de acordo o Verve saiu da jogada sem levar nenhum centavo dos royalties, mesmo com o vocalista Richard Ashcroft tendo escrito toda a letra.

Como o caso, que rolou em pleno sucesso do single, parece ser uma das grandes injustiças do mundo da música, já que ninguém conhecia a tal da “The Last Time” antes do sucesso de “Bitter Sweet Symphony”, Aschroft mantém esperanças de que ainda possa reaver os direitos sobre a canção. Ele voltou a falar sobre o caso numa entrevista para o podcast Kyle Meredith With…, na qual detonou o novo diretor da ABKCO, Jody Klein, filho do já falecido Allen.

“Roubaram alguns milhões de dólares de mim desde o final dos anos 90 com esse processo”, declarou Ashcroft, acrescentando que já disse ao filho de Allen que o mundo hoje está livre dos gangsters da indústria da música. “Nós agora vivemos em um mundo onde qualquer um pode ser um gangster, qualquer um pode ser um gangster virtual, você pode ser um gangster da maneira que você quiser, você pode fazer dois telefonemas, encontrar um gangster. Todo mundo é um gangster”, comentou o músico, sinalizando que o Verve recebeu ameaças enquanto negociava com o agente.

O que joga a favor do Verve nesse processo é que a própria canção dos Rolling Stones “The Last Time” é uma adaptação de “This May Be The Last Time”, gravada em 1956 pelo The Staple Singers. Sabe aquela frase do Chacrinha que diz “nada se cria tudo se copia”, então…

Neste player tem “Bitter Sweet Symphony”:

Aqui tem Andrew Oldham Orchestra – The Last Time:

E neste outro player, The Staple Singers – “This May be the Last Time”:

 


 






Url dessa notícia: https://www.soulgothic.com.br/noticia/artigo/629-The%20Verve.html



Comentarios